Especialista em Psicoterapia Individual e Terapia de Casal


    
As incertezas e angústias trazidas pela pandemia da Covid-19, somadas ao isolamento social prolongado, podem gerar muitas dificuldades emocionais, que atrapalham nosso cotidiano, nosso humor e saúde emocional. Na busca por resgatar o bem-estar e lidar melhor com este quadro, muitas pessoas têm buscado a meditação.

Esta é uma prática que não requer experiência. Basta ter vontade de conhecer e disciplina para praticar. A meditação é uma prática secular, que ajuda a relaxar e treinar a consciência a ter uma percepção mais saudável da realidade e do momento presente. É uma observação simples dos pensamentos e sentimentos, sem julgamentos, sem preconceitos, nem objetivos pré-definidos. Por envolver um trabalho de respiração consciente, a meditação pode também ajudar a aliviar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. 

É importante lembrar que a meditação nada tem a ver com qualquer religião ou credo. Existem algumas técnicas meditativas para que você escolha e, com apenas dez minutos de prática por dia, já é possível colher benefícios importantes: aliviar o nível de estresse, de ansiedade e até mesmo reduzir alguns sintomas ligados à depressão.

A meditação pode ser realizada em qualquer lugar e a qualquer momento. Você pode focar-se na respiração enquanto toma banho, por exemplo. Pode meditar na cama, ao acordar ou antes de dormir. Existem, inclusive, aplicativos disponíveis para você baixar, com meditações guiadas, que poderão ajudar a você na prática.

A meditação levará você a rever hábitos mentais e emoções. Caso reconheça que sua ansiedade ou dor emocional precisa do apoio de um psicólogo, não hesite em agendar uma consulta on-line. Nelas, você receberá acolhimento humanizado, e o profissional de psicologia poderá ajudar você a lidar melhor com suas emoções e pensamentos, para viver melhor durante e depois da pandemia.

#nossospsicologos #meditaçãoguiada #ansiedadenoefrescura #terapiaonline #meditartransforma #diminuiansiedade

Comentários