Como funcionam as consultas com psicólogo?

Os atendimentos psicológicos são semanais e duram em torno de 50 minutos. Embora cada psicólogo siga uma linha ou escola de psicologia diferente, em geral, as consultas se assemelham bastante. Vo
Na primeira consulta o profissional irá fazer algumas perguntas simples para iniciar a conversa: o seu nome, o que você faz, se é casado e tem filhos e, a principal delas: os motivos que levaram você a procurar por um psicólogo. Fique tranquilo se não souber a resposta para essa pergunta de primeira, afinal, o profissional também estará lá para ajudar você a descobrir as causas do que está sentindo. Por isso, se quiser, pode apenas dizer que está se sentindo triste, confuso, ou frustrado. Você começarão a partir dali.
Também não fique ansioso achando que será necessário falar sobre assuntos que você considera desagradáveis ou traumas pessoais. Um bom profissional irá conversar apenas sobre assuntos que você se sente confortável para abordar ou que acredita ser fundamental confrontar. Também não espere julgamentos ou opiniões pessoais sobre seu comportamento; o papel do psicólogo não é dizer se você está certo ou errado, mas dar suporte para que você tome decisões importantes em sua vida.


Quanto tempo dura um tratamento psicológico?

O tempo que for necessário. Para alguns casos pontuais, pode demorar apenas alguns meses, mas a grande maioria das pessoas precisa do auxílio por alguns anos. Tanto você quando o psicólogo podem dizer quando acham que é hora de encerrar as consultas, mas a decisão sempre será tomada em conjunto por vocês dois. Quando você se sentir preparado e o profissional achar adequado, vocês podem ir diminuindo a frequência das consultas, até encerrá-las por completo.


Comentários